Photo by Jessica Ruscello on Unsplash

Eu adoro cozinhar. Não sei direito como surgiu essa paixão, mas aumentou depois que me tornei vegetariana. Fui de alguém que não gostava de verduras e legumes para vegetariana de um dia para o outro e tive que me virar.

Comprei livros de culinária. Comecei com alguns específicos de comidas vegetarianas, mas depois percebi que não precisava ficar só nesses. Livros bons, que ensinam técnicas e várias formas de preparo dos ingredientes funcionam melhor. E se a receita leva algo que eu não consumo, é só adaptar, trocar. Neste ponto, os livros da Rita Lobo são imbatíveis. ‘O que tem na geladeira?’ é o meu preferido.

Mas aí no ano passado eu entrei para o time low carb e o bicho pegou. Agora não poderiam mais entrar no meu cardápio vários ingredientes além da carne. Lá fui eu de novo buscar livros de cozinha vegetariana low carb. Achei alguns, comprei e acabei fazendo poucas receitas. Mais uma vez, o negócio é aprender como os ingredientes funcionam, o que substitui melhor uma farinha de trigo ou uma batata, por exemplo, e sair fazendo testes.

Outro dia eu fiz uma torta de chocolate. Me baseei numa receita da @thelowcarbbaker. Mas alterei um pouquinho os ingredientes, porque não gostei da textura que a receita original tinha. Acabou saindo assim:

Massa
120g de farinha de amêndoa
30g de farinha de amendoim
1 ovo
40g de manteiga

  • Misturar bem todos os ingredientes. Pode ser misturado na mão mesmo, mas eu prefiro usar a batedeira para isso. Tem que ser uma batedeira potente, ok? Senão vai quebrar. A minha é uma Artisan da Kitchenaid.
  • Uma vez misturado, é só forrar uma assadeira ou pirex próprio para torta com a mão mesmo. Eu uso um de cerâmica, porque cansei de fazer torta em forma própria, com antiaderente, e alguém ignora a espátula de plástico própria para cortar e passa uma faca na minha forma. Pelo menos esta não estraga. Não esqueça de fazer uns furinhos na massa, para não estufar.
  • Depois é só assar por uns 20 minutos em 1800, até ficar dourado. Tirar do forno e deixar esfriar.

Recheio
30g de chocolate 85% cacau
50g de manteiga
200ml de leite de coco
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de cacau 100% em pó
1 abacate pequeno
Stevia (líquido) à gosto

  • Derreter o chocolate com a manteiga.
  • Misturar bem o leite de coco, o cacau em pó e a baunilha. Vale peneirar o cacau em pó, porque costumar deixar bolinhas.
  • Adicionar o chocolate derretido e misturar novamente.
  • Amassar bem um abacate pequeno, bem maduro. Adicionar o creme sobre o abacate e incorporar.

Quando a massa estiver fria, é só colocar esse recheio e levar à geladeira. O abacate encorpa bem e deixa a textura ótima! E não demora muito, em uma hora já dá para comer.

Eu ainda preciso aprimorar a decoração/apresentação das receitas. Só joguei umas raspinhas de laranja. Mas garanto que ficou gostoso! Deu para 6 porções, com só 3g de carbos líquidos cada!

Curtiu? Quer ver mais receitas por aqui?