Sempre tive preguiça de malhar. Quando eu era bem criança, fazia aulas de tênis e até era bem ativa. Mas depois de mudar para um local em que não tinha como treinar mais, passei apenas a assitir e nunca mais joguei de verdade.

Bom, a vida foi passando e eu fui engordando. Há um ano cheguei ao meu auge: 85kg. Não dava mais para ignorar o problema e decidi emagrecer de vez. Perdi quase 20kg de gordura e hoje trabalho para mudar minha composição corporal. Mas os detalhes deste emagrecimento ficam para outro post. Agora quero falar de atividade física.

Infelizmente, não adianta só fazer dieta. Tem que ter atividade física e tem que ser consistente. Acho que isso é o mais difícil, pelo menos para mim. Ter a disciplina de ir à academia 3 vezes por semana, mesmo que esteja dolorida, cansada, com um monte de coisas para fazer. Hoje eu tenho a vantagem de morar em frente ao clube e pelo menos não perco tempo no trajeto. Mas ainda assim dá uma preguicinha às vezes.

Então como se motivar para seguir firme na malhação? Algumas coisas que funcionam para mim:

  1. Ter roupas de academia bem legais e bonitas. Sim, sei que é superficial e pode não fazer sentido para um monte de gente. Mas para mim faz. Eu sou consumista e vaidosa. Não vou para a academia com um legging cheio de bolinha e uma camiseta velha e manchada. Ter uma roupa legal me anima a me trocar e sair de casa.
  2. Procure uma academia perto de casa ou do trabalho. Ninguém quer perder tempo no trânsito e isso dá uma bela desanimada. Nem que aquela academia seja incrível, se ela fica há 30 minutos de onde você está, já é um impecilho. Procure uma mais simples, porém mais perto.
  3. Se inspire em bons exemplos. Eu sigo alguns perfis no Instagram de pessoas que me inspiram a fazer o mesmo. Por exemplo, minha médica Dra. Ju Bicca (@draju_endocrino). Eu sei que toda manhã, ao abrir o Instagram, o primeiro post que verei é dela malhando lá pelas 6h00. Também tem os perfis de quem está na mesma luta que eu, para emagrecer e ser mais saudável, como meu marido @ianchaytor@fatlossnerd, @nicklas.mattsson, @gobetina, @obese_to_beast, para citar só alguns.
  4. Tenha um companheiro de malhação. Aqui em casa malhamos em casal. Além da companhia em si, um cobra o outro quando bate aquela preguiça extra.
  5. Faça uma playlist poderosa. Pode ser eletrônica, hip hop, pop, não importa. Na minha tem até Adele – ‘Rumour has it’ é sensacional para malhar. Música boa distrai e faz o tempo passar mais rápido.
  6. Use um pré-treino. Para quem não é assim viciado em malhar, um gás extra pode ser a saída. Eu tomo o pré-treino um pouquinho antes de sair de casa e quando chego na academia já estou pilhada. Dá até vontade de fazer abdominal. Fora a suadeira!
  7. Faça o exame de bioimpedância mensalmente. A balança de bioimpedância é implacável e ver o quanto de gordura vs. massa magra habita o seu corpo pode ser tudo o que você precisa para levantar deste sofá e ir malhar.
  8. Encontre uma atividade que dá mais prazer (ou causa menos sofrimento). Eu prefiro fazer musculação, porque quero mesmo ganhar massa magra. Mas se o seu negócio é cardio, não fique se torturando levantando pesos. Quanto menos sofrimento, mais chance de ser consistente.

Lembre-se: você não precisa gostar de ir para a academia. Você só precisa ir.
Então vá!