Quando eu falo que aproveito viagens para o Reino Unido para fazer compras, algumas pessoas acham estranho, considerando o valor alto da libra. Mas a verdade é que eu aprendi a comprar bem por aqui. Então aqui vão algumas dicas rapidinhas:

  • Quem não é europeu e vai exportar para fora da Europa o que comprar aqui tem o benefício de receber de volta o VAT (imposto). Para isso, é só pedir na loja o ‘tax free form’. Normalmente existe um valor mínimo para qualificar para este benefício, que varia de £30 à £50. Se sua compra qualificar, você recebe o VAT de volta, menos uma taxa administrativa. Para compras pequenas, pode parecer pouco. Mas para compras de eletrônicos ou outros artigos mais caros, pode ser uma boa economia. Comprei uma bolsa LV em 2014 por £1150 e recebi pouco mais de £100 de volta. Nada mal!

  • Compre na Amazon UK e mande entregar no endereço em que você estará, seja hotel ou casa. Desde que alguém possa receber, está tudo certo. Hotéis costumam receber e guardar os pacotes para os hóspedes sem problema algum. A Amazon tem ótimos preços e ainda tem promoções especiais, como o Prime Day. Este ano aproveitamos este dia de descontos e compramos quase tudo o que queríamos antes de chegarmos aqui. O Xbox One com dois jogos, controle extra e teclado para o controle (vinha junto rs) que normalmente custava £300 saiu por £180!

  • A outra dica é para quem vem bastante para cá: abra uma conta por aqui. Assim você transfere dinheiro pagando uma taxa (no Itaú é R$ 115,00) e o IOF é apenas 0,38%. Bem melhor do que o IOF de compras internacionais no cartão de crédito. E a taxa de conversão não é tão ruim. Paguei R$ 4,40 pela libra na transferência com o Itaú. Minha conta é no HSBC Expat de Jersey, que permite movimentação em libra, euro e dólar. Vale muito a pena!

Bom, acho que estas dicas já ajudam a poupar um pouquinho e aproveitar as férias para fazer umas compras também.

 

E lembrem-se que com o Brexit a libra está desvalorizada, então o Reino Unido é o lugar mais barato para se comprar artigos de luxo hoje em dia.