Como falei no último post, viajarei para o Reino Unido no Carnaval e ficarei por lá por 3 semanas. Esta viagem não estava nos planos, principalmente considerando que meu marido e eu estivemos lá há apenas 6 meses. Mas na atual circunstância, é necessária.

Gostaríamos de ter viajado no fim do ano, mas as passagens estavam caríssimas. Então pesquisei as próximas datas mais baratas e, como tem acontecido nos últimos anos, o Carnaval foi a melhor opção. As passagens estão mais baratas em dinheiro e também em milhas. Consegui emitir ida e volta para duas pessoas com 136.000 milhas/pontos Multiplus + R$ 1294 (taxas de embarque). Tudo em vôos diretos GRU-LHR-GRU.

Já vi muita gente falando que não adianta nada juntar milhas, que nunca dá para emitir passagens, que sempre precisa de milhas demais, que não vale a pena, que as milhas expiram muito rápido. Mas há anos eu viajo para a Europa praticamente anualmente, emitindo a passagem de uma pessoa totalmente com milhas. Desta vez, estou emitindo para os dois passageiros! Então digo que é possível sim!

Mas para conseguir acumular milhas/pontos suficientes para emitir pelo menos uma passagem por ano, cerca de 75.000 pontos para a Europa, é preciso disciplina. Aqui vão algumas dicas:

✈ Escolha um programa principal para pontuar. Eu tenho cadastro no Multiplus (Latam), Smiles (Gol), Amigo (Avianca), Milemiglia (Alitalia) etc., mas concentro meus pontos no Multiplus. Isso quer dizer que sempre que tenho opção de transferência para diversos programas, escolho o Multiplus para transferir. Assim acumulo pontos (Multiplus não usa o termo milhas, pois é possível trocar por outros produtos além de passagens) mais rapidamente neste programa.

✈ Voe na companhia ‘mãe’ do programa, ou em outras companhias da mesma aliança. Minha escolha pelo Multiplus se deu porque a Latam opera os principais destinos que eu voo, no Brasil e no exterior. Então é a companhia que escolho normalmente. A trabalho acabava voando com outras também, claro. Até por isso tenho os outros programas – exceto a Alitalia, que usei a passeio num ano que emendei Itália com UK e o preço deles era imbatível. Se não posso voar Latam, seja por custo ou por não atender minhas necessidades de data, destino etc., tento utilizar as companhias da Oneworld hoje em dia. Antes da mudança de aliança, usei bastante a United, que faz parte da StarAlliance (aliança a qual a Latam pertencia antigamente). O acúmulo de pontos costuma ser o mesmo em companhias parceiras.

✈️ Procure um cartão de crédito que acumule pontos no programa que você optou. Eu tenho três cartões emitidos pelo Itaú e um cartão Nubank. O programa de recompensas do Nubank é diferente – você ‘apaga’ compras da fatura com os pontos acumulados. Já os cartões do Itaú têm transferência de milhas para diferentes programas. Um dos meus cartões é o Latam Itaucard. É um cartão antigo, parece que não emite mais e foi substituído pelo Multiplus Itaucard. Mas ambos têm os pontos transferidos automaticamente para o Multiplus todo mês. Os outros dois acumulam no Sempre Presente, que permite transferência para o Multiplus.

✈️ Concentre seus gastos no cartão que te dá mais pontos. Desde que recebi o cartão Mastercard Black do Itaú Personnalité, que acumula o maior número de pontos por USD gasto, concentro os meus gastos nele. Não uso os outros cartões há meses. Se eles tivessem cobrança de tarifa, já teriam sido cancelados. Mas como não pago nada para mantê-los, continuam aqui para uma emergência.

✈️ Abandone o cheque e o débito. Muita gente tem medo do cartão de crédito, mas é uma ótima ferramenta para controlar gastos. Se você tiver a disciplina de acompanhar sua fatura, não vai se surpreender com o valor quando chegar a conta. E ainda tem a vantagem de deixar seu dinheiro rendendo durante todo o mês e pagar tudo numa única data. Se seu cartão permitir o acúmulo de milhas para pagamento de contas, faça isso também. Por muito tempo paguei meu aluguel no cartão de crédito, por exemplo. Quando os encargos eram cobrados apenas referente aos dias utilizados, valia a pena – pagava o boleto num dia e fazia um pagamento avulso no outro. Hoje a cobrança mudou e não acumula mais pontos, então parei de fazer isso. Mas verifique as condições do seu cartão.

✈️ Contrate o acelerador de pontos. Sim, é um gasto a mais todo mês. Porém, se o benefício for alto, vale bem a pena. No Itaú, por exemplo, o acelerador de pontos custa 4% da fatura, mas dá mais que o dobro de pontos – 5 pontos/USD no Mastercard Black, quando o normal são apenas 2.

✈️ Verifique se as empresas com que faz negócios possuem parceria com o programa escolhido. Se for fazer compra num site, cheque se pode acumular pontos pela compra. Também cheque empresas de telefonia, TV por assinatura etc. Me surpreendi ao descobrir que os pontos acumulados na Vivo pelos serviços que eu tenho podiam ser transferidos para a Multiplus. Graças a esta transferência, consegui emitir as passagens para Londres de graça.

Bom, acho que com estas dicas já dá para começar a acumular pontos mais seriamente e conseguir aproveitar os benefícios. Minha última dica é: não deixe seus pontos expirarem. Se estiverem para vencer e você ou alguém que conheça não precisar deles para emitir passagens, troque por outra coisa. Minha Nespresso foi adquirida num destes momentos, por exemplo.

Agora é só ter disciplina e não marcar bobeira! Acumule e boa viagem!